Dr. Márcio é Pioneiro em MEGASESSÕES de FUE no Brasil - Referência Internacional na Técnica Combinada para calvícies avançadas - Dedicação exclusiva ao TRANSPLANTE CAPILARAvaliação On Line - Centro de Implante de Cabelo - Fortaleza CE
Pacientes de outras localidades - Centro de Implante CapilarAtendimento em outras capitais - Centro de Implante Capilar
Telefone - Centro de Implante de Cabelo

Nome: 
E-mail:             
Fone: 
Mensagem: 
 


Mapa de Localização do Centro de Implante Capilar Centro de Implante e Transplante de cabelos

INSTITUTO DE MEDICINA DO CABELO -
MÁRCIO CRISÓSTOMO
Rua Leonardo Mota, 2429 - Dionísio Torres
60.170-041
Fortaleza / Ceará – Brasil

ESTACIONAMENTO INTERNO E MANOBRISTA

Perguntas Frequentes sobre Implante Capilar, queda de cabelo e calvície
Blog - Novidades e comentários sobre queda de cabelo Clique para ir ao Blog do Centro de Implante Capilar
Sala de Imprensa do Centro de Implante de Cabelo Sala de Imprensa
Selo - Top Empresarial Internacional

Revista Poder da jornalista Joyce Pascowitch entrevista o Cirurgião Plástico Dr. Márcio Crisóstomo


“Destaque em matéria da Revista de circulação nacional PODER, da Jornalista Joyce Pascowitch, abordando o destaque internacional da Técnica Untouched Strip.” Ed. Nov/2012

Dr. Márcio é destaque na Revista Poder falando sobre Técnica Untouched Strip







No transplante capilar convencional (também conhecido como técnica clássica, Strip ou FUT)

uma faixa de couro cabeludo é retirada e dividida em unidades foliculares por técnicas munidas de microscópios apropriados.

 

No Follicular Unit Extraction (FUE), não é realizada a incisão para a retirada da área doadora, logo não há cortes e não existe a cicatriz linear presente na técnica clássica.

O princípio do Follicular Unit Extraction (FUE) é relativamente simples: o cirurgião retira as unidades foliculares uma a uma da área doadora. Para isto, utilizando um micropunch que pode variar em média de 0,7 a 1,2 milímetros faz uma pequena incisão ao redor da unidade folicular e aprofunda na mesma direção de nascimento do pelo, para evitar a transecção, soltando-a da pele do couro cabeludo. Após isto, com uma pinça de microcirurgia retira cuidadosamente uma a uma as unidades foliculares. Todo o procedimento é realizado com lentes de aumento.

 

Incisão e retirada da unidade folicular intacta

Incisão e retirada da unidade folicular intacta

Incisão e retirada da unidade folicular intacta

 

Desenho esquemático da retirada de unidades foliculares pelo método FUE

 

Desenho esquemático da retirada de unidades foliculares pelo método FUE

 

 

Como o orifício gerado é muito pequeno, geralmente menor que um milímetro, a cicatrização é muito rápida, não há a necessidade de pontos e praticamente não se vê a cicatriz resultante. Esta é uma das principais vantagens do Follicular Unit Extraction (FUE), a possibilidade de o paciente usar o cabelo no estilo raspado se houver desejo, pois não há uma cicatriz linear visível e as múltiplas cicatrizes circulares de menos de um milímetro são muito discretas para serem percebidas.

 

Aspecto no primeiro dia após uma megasessão de F.U.E. Observar as incisões com menos de um milímetro

Aspecto da cicatrização completa após 15 dias, permitindo que o paciente use o cabelo com corte à máquina

exemplo de cicatriz

Imagem close-up cicatriz

Aspecto no primeiro dia após uma megasessão de F.U.E. Observar as incisões com menos de um milímetro Aspecto da cicatrização completa após 15 dias, permitindo que o paciente use o cabelo com corte à máquina À esquerda um exemplo das cicatrizes puntiformes que mal se percebem e à direita um close-up com setas indicando algumas das cicatrizes.



Por seu caráter minimamente invasivo, atualmente o FUE é a técnica de transplante capilar que mais cresce no mundo. O Gráfico abaixo, com dados da ISHRS, mostra a tendência na última década do Strip (técnica clássica) e do FUE, mostrando uma tendência em que em um futuro próximo o FUE tende a superar a técnica clássica em número de procedimentos realizados.

 

Gráfico mostra relação entre a técnica clássica e a FUE - FUE é uma tendência para o futuro próximo

 

 



PIONEIRISMO NO BRASIL E DESTAQUE INTERNACIONAL EM FUE:


O FUE é uma técnica que não é dominada por todos e que requer grande habilidade manual para dominá-la. O Dr. Márcio Crisóstomo percebeu que a técnica FUE teria papel importante no futuro transplante capilar e começou a especializar-se no assunto há vários anos e foi um dos primeiros cirurgiões a realizar e defender o FUE no Brasil.

 

O Dr. Márcio Crisóstomo participou dos principais congressos de transplante capilar nos últimos anos, a maioria como palestrante convidado, como pode ser conferido nos links de agendas científica deste e dos anos anteriores 2010, 2011, 2012 e 2013 . Durante esses eventos, dedicou especial atenção aos workshops de especialização e aperfeiçoamento em FUE.

 


Cirurgia demonstrativa de FUE no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy:


O Dr. Márcio Crisóstomo, realizou a primeira cirurgia demonstrativa de FUE ao vivo realizada no Brasil, a convite do Serviço do Prof. Ivo Pitanguy.

 

 

Dr. Márcio demonstrando a técnica FUE no Centro Cirúrgico do Prof. Ivo Pintanguy

 

Dr. Márcio demonstrando a técnica FUE no Centro Cirúrgico do Serviço do Prof. Ivo Pitanguy, na primeira demonstração cirúrgica ao vivo da técnica FUE no Brasil.

 


Criação do FUE RESEARCH COMMITTEE (comitê de pesquisa em FUE) da ISHRS:


Com o visível crescimento da técnica FUE, a ISHRS (Sociedade Internacional de Transplante Capilar) criou em 2012 um comitê reunindo alguns dos mais conceituados experts no assunto para pesquisar, desenvolver e divulgar no meio médico e entre os pacientes a técnica FUE.

O FUE Research Committee teve o seu primeiro encontro oficial de fundação no congresso anual nas Bahamas, em 2012. Este é o mais importante comitê do mundo para pesquisa e desenvolvimento do FUE.

Entre os 17 membros fundadores de países como Estados unidos, Austrália, Israel, Bélgica e Espanha, o Dr. Márcio Crisóstomo foi o único cirurgião convidado da América Latina a participar como membro fundador, um reconhecimento ao pioneirismo no Brasil e à dedicação ao FUE, especialmente no desenvolvimento das técnicas combinadas.

 

Reunião de fundação do FUE Research Committee

Reunião de fundação do FUE Research Committee
Reunião de fundação do FUE Research Committee, com todos os membros fundadores
(Bahamas, 2012)
Reunião do FUE Research Committee, com José Lorenzo, Jean Devroye, Parsa Mohebi, Bijan Feriduni, Alex Ginzburg e Jim Harris (Madrid / Espanha, 2013)

 

Comunicação oficial da ISHRS da fundação do Comitê de Pesquisa em FUE


Comunicação oficial da ISHRS da fundação do Comitê de Pesquisa em FUE com a relação dos membros fundadores

 

Clique para ampliar

 

 

 

Outras modalidades de FUE

Saiba mais sobre Untouched Strip

 

Existe muita divulgação sobre o FUE mas, como toda técnica cirúrgica, esta tem suas indicações bem específicas e não se aplica a todos os casos de calvície. Vamos analisar de forma pessoal algumas vantagens e desvantagens do FUE em relação à técnica clássica.



Quadro sobre o comparativo da Técnica Clássica versus a Follicular Unit Extraction - FUE


Indicações do FUE:


Inicialmente indicávamos a técnica FUE apenas para casos pequenos ou moderados de calvície, porém, com a possibilidade de realizar megasessões de FUE, em pacientes selecionados indicamos este método inclusive para calvícies mais avançadas.

Contudo, a avaliação individual é fundamental e fatores como densidade e qualidade da área doadora; expectativa individual e objetivos do paciente; área calva entre outros, devem ser levados em consideração para a indicação da melhor técnica cirúrgica.

 

 

Dr. Márcio Crisóstomo - Especialista em Transplante e Implante Capilar

“Acredito que o especialista em transplante capilar deve dominar todas as técnicas para oferecer ao paciente uma solução adequada e individualizada ao seu caso. Não há uma técnica que seja ideal para todos os pacientes, tanto o FUE como a Técnica Clássica têm suas indicações bem precisas, limitações, vantagens e desvantagens e muitas vezes o ideal para o paciente pode ser a combinação de procedimentos.”

  Dr. Márcio Crisóstomo

 

 


Entrevista:
Vídeo com o Especialista em Transplante Capilar Dr. Márcio Crisóstomo - Nova técnica no tratamento da calvície - Fue( Follicular Unit Extraction)

 

1ª Parte

 


Duranção: 18min 06seg

 

2ª Parte

Duração: 12min 45seg


 

Dr. Márcio Crisóstomo - Destaque no Livro do Professor Ivo Pitanguy
Dr. Márcio Crisóstomo - Destaque no Livro do Professor Ivo Pitanguy


LIVRO: Cirurgia Plástica - Uma Visão da Sua Amplitude

 


"O dr. Márcio Crisóstomo escreveu sobre a Técnica FUE no último livro de cirurgia plástica publicado pelo Prof. Ivo Pitanguy.

 

 

 

 

 


LIVRO: Hair Transplant 360


Dr. Márcio Crisóstomo - LIVRO: Hair Transplant 360


 

 


"O dr. Márcio Crisóstomo é o único cirurgião Brasileiro convidado a escrever um capítulo no primeiro grande livro do mundo sobre a Técnica FUE."

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS:

Resultados de cirurgias realizadas pelo Dr. Márcio Crisóstomo pela técnica FUE, assim como pelas técnicas Clássica e Combinada Untouched Strip (FUE + Clássica) podem ser visualizados na página RESULTADOS

 

 

 

Cirurgia Plástica, dermatologia, tratamento da calvície, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, AEXPI, Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar, SBCD, SBD, ISHRS European Society of Hair Restoration Surgery  Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Associação dos Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy de Dermatologia Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar International Society of Hair Restoration Surgery American Board of Hair Restoration Surgery