Dr. Márcio - Pioneiro em Megasessões de FUE no Brasil - Referências Internacional na Técnica Combinada (FUE + TÉCNICA CLÁSSICA) para calvícies avançadas - Dedicação exclusiva ao TRANSPLANTE CAPILARAvaliação On Line - Centro de Implante de Cabelo - Fortaleza CE
Pacientes de outras localidades - Centro de Implante CapilarAtendimento em outras capitais - Centro de Implante Capilar
Telefone - Centro de Implante de Cabelo

Nome: 
E-mail:             
Fone: 
Mensagem: 
 


Mapa de Localização do Centro de Implante Capilar Centro de Implante e Transplante de cabelos

Ed. Harmony Medical Center
Av. Dom Luís, 1233 21º andar Meireles,
60.160-230
Fortaleza / Ceará – Brasil

Perguntas Frequentes sobre Implante Capilar, queda de cabelo e calvície
Blog - Novidades e comentários sobre queda de cabelo Clique para ir ao Blog do Centro de Implante Capilar
Sala de Imprensa do Centro de Implante de Cabelo Sala de Imprensa
Selo - Top Empresarial Internacional

Revista Poder da jornalista Joyce Pascowitch entrevista o Cirurgião Plástico Dr. Márcio Crisóstomo


“Destaque em matéria da Revista de circulação nacional PODER, da Jornalista Joyce Pascowitch, abordando o destaque internacional da Técnica Untouched Strip.” Ed. Nov/2012

Dr. Márcio é destaque na Revista Poder falando sobre Técnica Untouched Strip






O transplante capilar é uma cirurgia que, quando realizada por equipes especializadas e de referência, tem resultados muito naturais. Porém, existe uma oferta de transplante capilar que nem sempre é realizada por especialistas nesta sub-especialidade, mesmo intitulando-se como tal. O resultado muitas vezes são cirurgias com padrão de qualidade que variam do aquém do desejado como pouco volume ou baixa integração dos enxertos (pega dos fios) até as seqüelas como tufos perceptíveis, linha anterior mal-posicionada e artificial, e cicatrizes na área doadora que inviabilizam um segundo procedimento. O saldo é negativo não somente para o paciente como para a especialidade, pois fala contra uma cirurgia que pode ter resultados excelentes quando bem realizada.

Como para o leigo é difícil diferenciar os profissionais, esperamos que as informações abaixo sejam úteis como um guia para a escolha do cirurgião adequado para a realização de uma cirurgia tão importante como o transplante capilar que, por apresentar resultado definitivo, deve ser realizada da forma mais perfeita possível.


Título - Formação do cirurgião plástico para calvície

Formação do cirurgião plásticoVerifique a formação geral do cirurgião e principalmente onde fez a residência de cirurgia plástica. Grandes escolas nem sempre são garantia de excelentes profissionais, mas com certeza a formação em um grande serviço geralmente é mais completa e o médico tem mais chances de sair bem formado.


Título - Especialização - Como escolher um cirurgião de calvície

Imagem Centro CirúrgicoO transplante capilar não é uma cirurgia realizada por todos os cirurgiões plásticos, pois não faz parte do curriculum normal da especialidade. Na maioria das residências, o cirurgião aprende usualmente a realizar mamoplastia, rinoplastia, lipoaspiração, reconstrução mamária entre muitas outras, mas pode passar os três anos sem participar de nenhum transplante capilar devido à necessidade de material e equipe especializada no preparo de unidades foliculares. O Transplante Capilar é uma sub-especialidade como por exemplo a cirurgia de mão ou a microcirurgia, portanto o cirurgião que pretende se dedicar a esta área deve visitar centros de referência, clínicas renomadas, se possível fora do país também e freqüentar os congressos nacionais e internacionais sobre transplante capilar.


Título - Tempo de formação - Como escolher um cirurgião de calvície

Imagem - Tempo de formação - Como escolher um cirurgião de calvícieO tempo é fundamental na formação de uma equipe de transplante capilar de alto nível. Como esta é uma cirurgia que não depende somente do cirurgião, leva-se no mínimo 3 a 5 anos para que uma equipe fique sincronizada a ponto de oferecer bons resultados. Outro ponto importante é que o resultado desta cirurgia só é visto após um ano, tanto pelo paciente como pelo cirurgião, isto determina um tempo longo para que o médico realize ajustes nas técnicas utilizadas às suas características pessoais até desenvolver um estilo próprio. Claro que o tempo não significa muito se a equipe não tiver volume cirúrgico, ou seja, um número determinado de anos operando um paciente por mês é muito diferente do mesmo período de tempo operando 15 pacientes por mês.

 

Título - Experiência e dedicação em transplante capilar

Imagem - Cirurgia de Implante CapilarComo o cirurgião plástico realiza outros procedimentos, a cirurgia de calvície não pode ser realizada esporadicamente.

Esta cirurgia requer muita dedicação do cirurgião e sua equipe, portanto, deve ocupar 60 a 70% do volume cirúrgico do médico, pelo menos. No nosso caso, temos dedicação total a esta especialidade, representando mais de 95% das nossas cirurgias.

O refinamento da técnica, tanto na retirada perfeita da área doadora, no preparo sob microscopia das unidades foliculares e o implante das mesmas de forma natural e em grande quantidade é diretamente proporcional ao talento, à dedicação pessoal e ao volume cirúrgico.

 

Também é importante que o especialista domine várias opções técnicas (FUE, STRIP, BHT, procedimentos combinados e atípicos) para aplicar ao seu caso a mais adequada.Certifique-se que o transplante capilar é o “carro-chefe” do cirurgião e qual o seu volume cirúrgico semanal.

 

Dr. Marcio Crisóstomo - Dedicação exclusiva ao Transplante Capilar

 


 

 

Título - Participação em congressos da especialidade

Imagem - Mapa MúndiNos congressos são discutidos os conceitos básicos e os últimos avanços da especialidade. A participação em congressos mostra que o médico tem acesso a informações que são importantes para a obtenção de bons resultados cirúrgicos. Os melhores especialistas são também convidados a conferir palestras nestes eventos para dividir a sua experiência com os demais, isto geralmente é um atestado de expertise no assunto. É importante que fique claro que a participação em um ou mais congressos não credencia o cirurgião como um especialista no assunto, já que os congressos fornecem muita informação e em alguns workshops pode-se inclusive assistir cirurgias ao vivo, mas é fundamental que o cirurgião coloque em prática as informações com uma equipe treinada e experiente.

 

 

Título - Publicações científicas - Como escolher um cirurgião de calvície

 

Imagem - Publicações científicasO médico que tem volume cirúrgico, muitas vezes tem idéias e contribuições à especialidade que são publicadas em criteriosas revistas científicas nacionais e internacionais. Se o seu médico tem no curriculum publicações além das apresentações em congressos, o nível de especialização e reconhecimento no meio médico é ainda maior, embora não seja um item obrigatório já que muitos excelentes especialistas não escrevem o que produzem na prática.

 


Título Referência no meio médico


Imagem - Cirurgiões Plásticos - Referência no Meio MédicoEste é um item muito importante já que geralmente os melhores especialistas são conhecidos entre os colegas médicos por seu trabalho. Se um cirurgião é indicado por um médico de confiança ou por vários médicos a possibilidade de ele ter um trabalho de qualidade é grande, principalmente em uma sub-especialidade tão restrita e difícil como o transplante capilar. Certifique-se também que a indicação não é feita apenas por amizade ou coleguismo, pergunte se o médico que indica conhece além da fama ou do “ouvi dizer que faz também”, os resultados do cirurgião.



Título - Referências de outros pacientes


Imagem - Implante capilar - Aspecto naturalPor último, mas talvez o mais importante, a indicação de outros pacientes tratados pelo cirurgião. Como o resultado da cirurgia de transplante capilar é facilmente avaliado visualmente, o ideal é que você veja outros pacientes operados, veja o resultado, a naturalidade, pergunte sobre a assistência pós-operatória, sobre o grau de satisfação. Se não for possível ver pacientes pessoalmente peça ao cirurgião que mostra fotos de resultados. O Conselho Regional de Medicina não permite a divulgação de fotos identificáveis, mas como o que será visualizado no transplante capilar será somente uma pequena região da testa que não identifica o paciente, é possível do ponto de vista ético que o médico mostre exemplos de resultados a título de informação durante a consulta. Peça para ver vários resultados em diferentes tipos de cabelo, diferente idades, calvícies com o grau semelhante ao seu e, muito importante, certifique-se que as fotos mostradas correspondem a fotos de pacientes operados pelo médico.

 

CUIDADOS QUE O PACIENTE DEVE TOMAR:

 

Além do guia acima, que acreditamos já traz uma boa parcela de segurança na escolha do profissional certo, existem alguns cuidados a serem tomados.

1. O pseudo-especialista


Como transplante capilar, tecnicamente falando, é um procedimento aparentemente simples, consistindo na retirada de uma faixa de couro cabeludo, divisão desta faixa em unidades e implante destas unidades em orifícios na área calva, muitos cirurgiões acreditam que seja simples de realizar na prática. Este é um engano comum que muitos médicos cometem, muitas vezes porque só se dará conta da dificuldade, do nível de sofisticação e da delicadeza de um transplante capilar para obtenção de um bom resultado durante a cirurgia... E ainda só perceberá que o resultado obtido não foi o ideal um ano depois. Quando assistimos a um concerto de piano ou a um jogador de futebol sempre achamos que podemos fazer igual e que aquilo parece fácil. Quando se assiste a um palestrante falando em um congresso sobre a cirurgia em que se é expert, parece fácil e, após um congresso é natural que o médico acredite e divulgue que é um especialista no assunto. O ideal é que você fique atento aos quesitos do guia acima (especialização, tempo de formação da equipe e experiência cirúrgica), além de ver resultados reais do trabalho do médico.

 

2. Casos de internet ou de terceiros


Certifique-se claramente que as fotos apresentadas pelo médico sejam realmente de casos operados por ele pessoalmente. Casos de terceiros, de colegas, retirados da internet (muito comum) apenas para ilustrar uma explicação não atestam que o médico terá condições de reproduzi-los.

 

3. O custo muito baixo


Algumas vezes equipes iniciantes oferecem serviços a preços bastante convidativos no período de experiência, mas, como os resultados, os problemas também são definitivos e de difícil correção. O transplante capilar hoje é uma cirurgia relativamente acessível e, se pensarmos que o resultado obtido é definitivo, o custo compensa e muito. Porém, é necessária uma equipe especializada grande e experiente para obtenção dos melhores resultados e é claro que esta equipe trabalhando em uma cirurgia longa tem um custo relativo. Equipes que oferecem custos baixos ou pelo menos abaixo do mercado podem ser pequenas ou iniciantes, ou ainda realizar cirurgias bem feitas, mas pequenas, em que se implantam uma pequena quantidade de fios por sessão. Desta forma, serão necessárias várias sessões para obtenção de um resultado satisfatório. O transplante capilar é uma das cirurgias em que o ditado “o barato pode sair caro” está muito bem aplicado..

 

Essas são apenas algumas dicas para que você saiba como escolher um médico realmente especializado para a realização do seu transplante capilar. Hoje muitas equipes realizam o transplante capilar com boa qualidade. Mais informações você pode obter no site da International Society of Hair Restoration Surgery

 

Saiba mais sobre a formação do Dr. Márcio Crisóstomo e da sua equipe de Transplante Capilar

 

 

 

 

Cirurgia Plástica, dermatologia, tratamento da calvície, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, AEXPI, Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar, SBCD, SBD, ISHRS European Society of Hair Restoration Surgery  Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Associação dos Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy de Dermatologia Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar International Society of Hair Restoration Surgery American Board of Hair Restoration Surgery