



Indicações para o transplante capilar.
Dr. Márcio Crisóstomo
CREMEC 7164
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Pós-graduação no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy - RJ
Membro da International Society of Hair Restoration Surgery
Membro da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar
Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará
A calvície de causa hereditária atinge aproximadamente 50% dos homens a partir de 40 anos, mas pode iniciar antes dos 20 anos de idade, ainda na adolescência. Nesta fase, o homem está ainda mais vulnerável psicologicamente ao início da perda dos fios e é comum no consultório do cirurgião plástico especialista em transplante capilar pacientes entre 18 e 24 anos buscando por um tratamento cirúrgico em fase ainda inicial de calvície. O ideal nestes casos é que o paciente seja avaliado por um dermatologista e que um tratamento clínico (à base de medicações) seja prescrito, quando indicado.
Nesta faixa etária, é comum a queixa com pequenas entradas laterais que são normais no desenho da linha capilar masculina. Estas entradas geralmente se acentuam com a idade e, em graus mais avançados o transplante capilar está indicado(Figura 1).
Dificilmente o paciente jovem com calvície inicial é um bom candidato à cirurgia de transplante capilar por dois motivos: primeiro ainda não se tem uma definição do grau que a sua calvície ficará quando estabilizar e, dificilmente o paciente aceita um desenho de linha anterior (linha a partir da qual os fios serão implantados) mantendo entradas naturais. Estes dois fatores podem prejudicar o planejamento cirúrgico adequado e, associados à instabilidade psicológica que muitas vezes atinge aos familiares mais próximos, fazem com que a indicação cirúrgica em pacientes jovens seja feita com muita cautela.
É claro que em pacientes jovens, mas com calvície ou rarefação em graus mais avançados, o transplante pode estar muito bem indicado (Figura 2). É importante salientar que, mesmo realizando a cirurgia, o tratamento clínico deve ser associado devido ao caráter evolutivo da calvície.
O cuidado principal é escolher um cirurgião que seja realmente especializado neste tipo de cirurgia e que tenha uma equipe bem treinada e experiente para um bom planejamento e a execução do procedimento. Isto é fundamental, pois o transplante capilar é uma cirurgia com resultado definitivo, ou seja, os fios implantados não irão cair nunca mais.
Portanto, a programação da cirurgia em um paciente jovem deve levar em consideração a progressão que sua calvície poderá ter e deve se mostrar natural a curto e a longo prazo.
Serviço:
Centro de Implante Capilar – Clin
www.implantecapilar.med.br