




Tratamento definitivo para calvície
Os homens estão cada vez mais vaidosos. A sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) revela o aumento de 30% de procedimentos em homens nos último anos. A competitividade no mercado de trabalho e o incetivo da mídia fazem com que os homens busquem sua melhor imagem. O aumento na procura também é uma realidade no transplante capilar, devido à naturalidade obtida com as técnicas mais modernas e que esse aumento na procura é observado também no público feminino.
A calvície é um problema que afeta a humanidade há séculos e desde a época de Hipócrates, o pai da medicina, existem relatos de tentativas para a sua cura. O valor simbólico do cabelo sempre foi realçado em diferentes culturas e regiões, sendo associado comumente a poder e beleza. Por outro lado, a falta do cabelo tem várias associações simbólicas à perda de força, como na história clássica de Sansão e Dalila.
Após décadas de evolução, o transplante capilar é, atualmente, uma das cirurgias plásticas mais procuradas por homens. O aumento na procura deste procedimento deve-se à naturalidade obtida com as técnicas mais modernas. As melhores equipes obtêm resultados tão naturais que passam despercebidos da maioria das pessoas.
O Dr. Márcio Crisóstomo, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Pós-Graduado no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy-RJ, dirige em Fortaleza um centro de transplante capilar referência no Brasil e esclarece à URBANA UP alguns detalhes do procedimento.

A Cirurgia
O princípio do transplante capilar é simples e existe desde a década de 30. Os fios da região posterior e lateral da cabeça(área doadora) não caem, pois não sofrem os efeitos da alopecia androgenética – nome técnico para a causa da maior parte das calvícies. Como os cabelos desta região são mais resistentes, na cirurgia retira-se daí uma faixa de couro cabeludo que vai fornecer os fios que serão implantados na área calva. Uma vez que os fios implantados nascem na na área calva eles não caem nunca mais, pois trazem a característica original da área doadora.
Anestesia e refinamentos
A anestesia é local e, na maioria dos casos, associada a uma leve sedação acompanhada por um anestesia para que o paciente tenha segurança e conforto durante o procedimento.
O princípio que envolve a cirurgia é simples, mas este é um dos procedimentos mais refinados da cirurgia plástica para que o resultado fique natural. A área doadora deve ser fechadas de forma adequada para que a cicatriz fique discreta e não prejudique uma possível segunda sessão de transplante. Os fios são preparados em microscópios estereoscópicos para um aproveitamento máximo da área doadora e o implante é feito com microlâminas e agulhas muito finas que não deixam cicatrizes respeitando a direção normal de nascimento dos fios naturais. Estes refinamentos são um grande diferencial em relação aos resultados perceptíveis obtidos com técnicas mais antigas.
Novidades em restauração capilar
Em 2010 o Dr. Crisóstomo participou como palestrante convidado nos congressos das Sociedade Italiana e Européia de restauranção capilar, respectivamente na ilha de Capri, Itália, e em Viena, na Áustria, e recentemente esteve no Congresso da Sociedade Internacional de Transplante Capilar em Boston, EUA. O cirurgião aponta à URBANA UP algumas das técnicas consagradas e novidades deste encontros científicos.
Megasessões e Gigasessões: O que a maioria dos pacientes quer é tratar sua calvície de forma mais rápida, ou seja, com uma ou duas cirurgias. Para isto, quando maior o número de fios implantados mais volume o resultado terá. Procurando solucionar o problema do paciente com o mínimo de cirurgias possível, equipes experientes e sincronizadas podem transplantar um grande número de fios por sessão. Em uma gigasessão, cirurgia realizada por poucas equipes no Brasil, são implantados de 8 a 10 mil fios de cabelo em uma única sessão.
Folicular Unit Extraction (F.U.E.): Uma das técnicas mais modernas da atualidade onde não há cortes. As unidades foliculares são retiradas da área doadora uma a uma com punches de um milímetro ou menos. Apresenta a vantagem de evitar uma cicatriz linear na área doadora. Por outro lado, requer um grande refinamento da equipe, pois a taxa de transecção, ou perda das unidades, é maior nesta técnica. Geralmente o F.U.E. é reservado para casos especiais de calvícies menores ou de pacientes em que a área doadora não permite novas retiradas pela técnica clássica.
Calvície feminina
Embora os homens representem aproximadamente 90% dos pacientes do cirurgião especializado em transplante capilar, nos últimos cinco anos a procura deste procedimento pelas mulheres tem aumentado. Dados da International Society of Hair Restoration Surgery confirmam esta tendência que pode ser devida a uma maior informação por parte das mulheres sobre o procedimento.
O transplante capilar nas mulheres é semelhante ao dos homens, porém a investigação diagnóstica e tratamento clínico são fundamentais e mais detalhados antes de se indicar uma cirurgia.
Escolhendo a equipe
“A escolha de uma equipe experiente e realmente especializada neste tipo de cirurgia é o passo principal para a realização de um transplante capilar,” ressalta o Dr. Márcio Crisóstomo. “O transplante capilar é uma cirurgia de equipe e com resultados em termos de volume, densidade e naturalidade extretamente equipe dependentes” enfatiza o especialista.
Como o transplante capilar não faz parte da formação normal da maioria das especializações em cirurgia plástica, o paciente deve certificar-se que o médico realmente se dedica a este procedimento. O ideal é ter referências do profissional no meio médico e, principalmente de pacientes operados.